Computação nas nuvens

Imagine que em alguns anos os computadores podem ser apenas compostos por tela, mouse e teclado. Ou como as coisas andam, apenas pela telinha. Fotos, vídeos, documentos e até os programas, serão todos acessíveis através da internet. Isso mesmo, sem CPU. Parece estranho, mas é o que promete o conceito de Computação nas nuvens, ou Cloud computing.

A computação nas nuvens é um conceito em desenvolvimento (principalmente) pelos engenheiros do Google, a idéia é fazer você acessar seus arquivos e informações de qualquer lugar com acesso à internet. O PC será apenas um chip conectado à rede, barateando por conseqüencia o preço dos computadores.

Além disso, outra vantagem da informática nas nuvens é que você não precisará se preocupar com os problemas no seu computador. Hoje, se você é infectado por um vírus ou outra praga, o risco de ter seus arquivos danificados é muito grande. No futuro isso não vai acontecer, pois todas as suas iformações estarão sempre guardadas na internet.

Um exemplo já existente é o Google Docs, lá é possível criar documentos, planilhas e apresentações de slides. Um equivalente ao Word, Excel e PowerPoint respectivamente.

REFERÊNCIA

http://www.ctrlcblog.com.br/2008/05/31/computacao-nas-nuvens/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: